Aqui você vai encontrar algumas experiências sobre a vida, sobre a relação entre homem e mulher e discussões sobre esta relação.

sexta-feira, setembro 18, 2009

Sobre a Ira


De Barcelona14Out07

Essa foto é de Montjuixc - Monte dos Judeus - em Barcelona.

Hoje os Judeus iniciam a comemoração Rosh Hashana (cabeça do ano) do ano 5770

Mas o que tem isso a ver com a Ira ?

Tudo e nada, se você é como eu uma pessoa que sempre se orgulhou do auto-controle, da inteligência emocional, de saber como reagir se estiver pressionado ou em situações de stress.

Como dizem os americanos "se anda como um pato, nada como um pato e faz quack, então é um pato". Se só você consegue ver o lado bom de alguém, cuidado para não estar criando uma cobra que uma vez faminta vai começar a olhar para você pensando em sobremesa e não em amizade.

Me descontrolei, fiquei irado e descobri o lado negro da força interior: se ela é grande para fazer o Bem, provavelmente está equilibrando uma grande força para fazer o Mal.

E se o Mal também é forte, o que sai da sua boca quando a Ira se apodera não é apenas para ofender (filho disso ou vá pra aquele lugar ou vá tomar na orelha) e sim para magoar, machucar, humilhar.

"O Mal realmente é o que sai da boca do homem" e "Pedras atiradas não têm volta" realmente são ditados com grande significado.

E uma vez liberada a Ira, facilmente se embriaga com as tantas possibilidades de fazer maldades e atingir pessoas onde lhes vai doer mais.

Mas também se diz que ter ódio é como "beber veneno e esperar que o odiado morra", e eu acho que a diferença sutil entre a Ira e o Ódio está na ação: Odiamos em silencio, calados e planejando a vingança. Mas se dominados pela Ira, vamos da emoção à ação ruidosamente, sem passar pelo raciocínio já que a razão se vai.

A bem da verdade, sob domínio da Ira nem lembramos o que falamos. Nos tornamos uma metralhadora giratória que atira mágoas e frustrações acumuladas muitas vezes pela prepotência em acreditar que estamos certos e todos os outros cegos e errados.

Dito tudo isso, neste dia da cabeça do ano 5770 os judeus se cumprimentam dizendo Le Shana Tova Ticatêvi vetechatêmi ("Que sejas inscrito e selado para um ano bom").

Acho uma forma bastante legal de se cumprimentar alguém, e espero que a partir de agora também possa estar assim Shana Tova, e novamente no controle.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial