Aqui você vai encontrar algumas experiências sobre a vida, sobre a relação entre homem e mulher e discussões sobre esta relação.

sábado, outubro 17, 2009

Metáfora da vida

Metáfora.

substantivo feminino
Rubrica: estilística, lingüística, retórica.
designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança (p.ex., ele tem uma vontade de ferro, para designar uma vontade forte, como o ferro)
http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=metafora&x=0&y=0&stype=k

Lí uma vez uma metáfora sobre a vida que a comparava a uma viajem de trem.

De Igualada & MtSerrat Out07

Hoje em dia, as viagens de trem já não têm mais tanto glamour nem despertam mais a imaginação das pessoas como nos tempos do "Assassinato no Orient Express", mas mesmo que seja viajando de Metrô, a metáfora vale e a historinha é assim:

"A vida é como uma viagem de trem, onde temos várias pessoas nos acompanhando durante o caminho.

Durante esta viagem, algumas pessoas seguem conosco no mesmo vagão e as paisagens e estações vão passando do lado de fora.

Em algumas destas paradas nas estações, novas pessoas se juntam à nossa viagem e alguns de nossos companheiros descem por curiosidade ou porque completaram a sua.

Também podemos descer em alguma estação para ver o que há, e algumas das pessoas que estavam conosco no trem descem junto. Enquanto estivermos nesta estação poderemos encontrar novas pessoas na plataforma ou até decidir descer e ficarmos por ali mesmo.

Ou então pegar o próximo trem, ou o seguinte, ou o outro, e seguir viagem para onde íamos ou até para um destino diferente. E nesta nova viagem seremos acompanhados por pessoas que desceram conosco na última parada, por pessoas que conhecemos enquanto estávamos na estação e por pessoas que já estavam no vagão e que conheceremos.

Numa próxima parada, quem sabe, pessoas que estavam conosco no primeiro trem podem ter descido mais à frente e voltam a juntar-se conosco.

E assim segue a viagem que é a nossa vida..."

A metáfora segue assim, e você que me lê certamente já conseguiu entender a mensagem.

Neste momento, me sinto na estação: Desci de um trem e ainda não tenho o novo destino definido. Vejo vários trens passando e parando mas nenhum deles parece ir para o meu destino.

Meus companheiros de estação e da última viagem vão seguindo seus caminhos e definindo seus destinos, e eu sigo na estação esperando descobrir (ou perceber) que meu trem chegou e que é hora de seguir meu próximo caminho.

1 Comentários:

Blogger Bia Pascal disse...

creio que tambem me encontro em alguma estacao... parada pegando algns trens q nao me levam a lugar nenhum..

domingo, 18 outubro, 2009

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial